Gerência de Redes – A importância do bom Gerenciamento

By | 25 de outubro de 2011

A Globalização – acelerada pelo grande crescimento da Internet – fez com que a demanda pela Informação aumentasse exponencialmente. Manter-se atualizado hoje significa estar um passo a frente em qualquer tipo de situação ou negócio.

  E para que a informação chegue corretamente ao seu destino é necessário passar por vários equipamentos antes que chegue ao usuário final. E o pleno funcionamento desses equipamentos garantirá que você tenha sempre a Informação que precisar na hora que precisar. Daí vem a importância da Gerência de Redes. Gerenciar uma Rede é garantir que você não irá ficar na mão quando faltar 5min. para você fechar aquele negócio importante e seu Servidor travar ou sua Rede cair.

   Normalmente, empresas de médio e grande porte e já utilizam sistemas e rotinas para esse fim. Todavia empresas de pequeno porte – e até algumas de porte médio – relutam em ter qualquer  tipo de análise neste sentido. Isso faz com que os empresários aprendam da forma mais dolorida a importância de possuir uma estrutura sólida de Informação.

    As vezes pode sem muito simples e vantajoso saber o que se passa na sua Rede. Gerenciamento de Rede nem sempre quer dizer alto custo, etc.

    Nas próximas postagens darei várias dicas a respeito, bem como documentarei o uso do Software Zabbix, uma ótima ferramenta de Monitoramento de Redes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *